Expectativa 2017

Faltam

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Temas sugeridos pela Sabesp:

=

Sistemas IHM/SCADA e Gestão de Alarmes:

arquitetura eficientes de centros de controle operacional e design de telas utilizando a norma ISA 101, que resulte em controle seguro e eficiente. Gerenciamento e racionalização do uso de alarmes utilizando boas práticas de normas como ISA 18.2 / EEMUA.

=

Automação e Energias Alternativas:

uso de fontes alternativas de energia (solar / eólica / PCH) em localidades não atendidas pelas concessionárias. Estudo da durabilidade de baterias de sensores, instrumentos e dispositivos de automação para coleta de dados em localidades remotas.

=

Gestão de ativos:

solução para monitoramento de vibração em bombas de sucção submersas em poços, visando a manutenção preventiva destes equipamentos. Sistemas de gestão de ativos com coleta automática de dados de sensores inteligentes e dispositivos de campo como ferramenta para inventário, manutenção preventiva/preditiva e calibração remota dos ativos de automação. Solução para rastreamento de equipamentos em casos de furtos.

=

Telecomunicação:

tecnologias GPRS, 3G e 4G visando custo e disponibilidade para conexão com instrumentos de campo via rede celular (coleta e operação), uso de VPNs sobre Internet pública, uso de endereçamento IPV6. Uso de sistemas com dualidade de links de operadoras de celular para melhor abrangência de sinal. Soluções de comunicação usando rádios Ethernet de baixa frequência (200~400 MHz) para conexão de dados de longa distância.

=

Eficiência energética:

uso de inversores de frequência visando economia de energia, regeneração de energia com exemplos de aplicação em saneamento, sistemas de monitoramento e otimização do consumo de energia.

=

Otimização de Controle de ETEs:

sistemas de controle de perdas em redes de distribuição de água. Algoritmos de controle parametrizável típicos para estações de tratamento de esgoto envolvendo variáveis de processo, controle avançado com otimização de setpoints, controle baseado em instrumentação analítica de sólidos (TOC/TOQ).

=

Instrumentação:

metodologia de certificação da qualidade dos fornecedores de instrumentos de campo tornando possível a melhoria operacional eficiente e justificando o investimento.

=

IOT (Internet of Things):

apresentação de cases de uso de aplicações de automação na nuvem (cloud computing) para saneamento.

=

Projetos de automação:

aprovação de projetos de automação com base financeira; como implementar com sucesso projetos de automação e instrumentação.

=

Sistemas de Proteção:

soluções para proteção de surtos em equipamentos e dispositivos de automação, proteção contra descargas atmosféricas, com exemplos de aplicação em saneamento.

Apoio Institucional:

Parceiros de Divulgação:

Share This